Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12305
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Samara Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T15:42:08Z | - |
dc.date.available | 2017-02-09T15:42:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 305.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12305 | - |
dc.description | BARROS, S. F. de. Questões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólica. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | As relações de gênero, feminino e masculino, e suas complexidades históricas trazem à tona levantamentos e críticas socioculturais e políticas ao redor da dominação simbólica, imposta pela visão machista, muitas vezes imperceptível pelas sutilezas do cotidiano e, com isso, disseminada deliberadamente em vários espaços, inclusive na escola. O objetivo do presente artigo é compreender como os (as) professores (as) da Escola Estadual João Ribeiro, da cidade de Gurinhém-PB, percebem e abordam a questão de gênero (considerando o dominação masculina sobre o feminino) no espaço da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos professores (as) das áreas de Ciências Humanas da escola mencionada. A investigação revelou que o olhar docente frente à condição feminina na escola, enfrenta dificuldades sobre a forma de lidar com questões de gênero na escola, a dificuldade de idéias formadoras e reflexivas na quebra da desigualdade de gênero. Diante das falas dos respondentes, percebeu-se a necessidade de capacitação de professores (as) sobre as relações de gênero, que seja capaz de propiciá-los (as) apoio pedagógico para que possam adquirir posturas reflexivas sobre a dominação simbólica e, consequentemente, sentirem-se seguros sobre os problemas enfrentados na sala de aula, na escola e para além delas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Alômia Abrantes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Questões de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Dominação Simbólica | pt_BR |
dc.subject | Concepções Docentes | pt_BR |
dc.title | Questões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Samara Fernandes de Barros.pdf | Samara Fernandes de Barros | 439.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.