Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1231
Título: O racismo e a desigualdade educacional: uma abordagem na Paraíba
Autor(es): Teles, Risoneide Benicio
Palavras-chave: Racismo
Educação étnico racial
Desigualdade social
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: As mais variadas manifestações do racismo da sociedade brasileira ocorrem sob formas múltiplas que vão desde o olhar de superioridade ou desconfiança lançado sobre o indivíduo negro até a bizarra discriminação aberta de evitar o contato com pessoas de pele escura ou a de ser submetido ao ambíguo critério de boa aparência no mercado de trabalho. O racismo em consonância com as suas múltiplas formas perfazem vários tipos, a exemplo do racismo individual, institucional, cultural, ambiental ou ecológico. Tem por objetivo apresentar uma análise e uma critica sobre racismo no Brasil, trazendo a tona sua relação com a desigualdade econômica e social em que as diversas camadas da população brasileira se encontra, sobrtudo os afrodescendentes, e que culmina em uma aberta e chocante forma de preconceito e discriminação social, são as questões raciais que refletem no contexto educacional. A desigualdade no sistema educacional dessa maneira tem correlação com a desigualdade social, uma vez que as habilidades adquiridas na escola são importantes para a vida do ser humano nas relações sociais primárias desenvolvidas no ambiente familiar e vão até a prática da cidadania por direitos religiosos, sexuais, de emprego dentre outros. Este trabalho, a partir de uma pesquisa de natureza bibliográfica, demonstra como a desigualdade entre negros e brancos se reflete nos mais variados contextos tendo por base o preconceito,a discriminação e o racismo. Assim, trabalhamos com autores como: Azevedo (2006), Guebala (2011), Paixão, 2011), Fernandes (2007), Munanga (2006), entre tantos outros, bem como visitas a sites como o IBGE e o PNAD. No presente texto apresentamos e analisamos, ainda, dados sobre a desigualdade social e escolarização no Estado da Paraíba, traçando um panorama sobre a situação do afrodescendente no Estado.
Descrição: TELES, R. B. O racismo e a desigualdade educacional: uma abordagem na Paraíba. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1231
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Risoneide Benicio Teles.pdfRisoneide Benicio Teles664.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.