Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12314
Título: Adoção das Tecnologias da Informação (TI) na contabilidade das Micro e Pequenas empresas de Monteiro - PB.
Autor(es): Brasil, Maisa Heleni da Conceição Queiroz
Palavras-chave: Contabilidade e Tecnologia da informação
Micro e Pequenas empresas
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: A Tecnologia da Informação (TI) é considerada fator determinante na busca de sucesso empresarial e permanência no mercado. Logo, a adoção e uso adequado da Tecnologia da Informação nas empresas influenciam na agilidade da tomada de decisões estratégicas por parte dos gestores. Assim, o presente trabalho tem como tema a adoção das tecnologias da informação (TI) na contabilidade das micro e pequenas empresas de Monteiro-PB, objetivando identificar o perfil da TI utilizado por essas (MPEs); analisar se esse perfil de TI está atendendo as necessidades existentes; bem como, verificar a adaptação da contabilidade da empresa, decorrente da adoção das novas TI. Para isso, foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva, com base qualitativa. Onde, por meio de questionário foram analisados os recursos de TI adotados pelas MPEs, importância, investimento, utilização desses recursos e de que forma estes impactam na satisfação dos gestores frente à adoção da TI. O questionário contendo 22 questões foi aplicado a 10 MPEs do segmento de varejo alimentar (supermercado). O resultado apresentado mostrou que a maioria dos gestores está satisfeitos com a TI adotada, e que estes têm ciência da importância de investir em tal ferramenta, haja vista, que a adoção dessas Tecnologias aumenta o desempenho contábil e gerencial da empresa de forma considerável. Com isso, conclui-se que a tecnologia da informação é para a contabilidade das empresas um instrumento valioso que as auxilia na tomada de decisão, administrando e aproveitando as oportunidades de diferenciação no mercado.
Descrição: BRASIL, M. H. C. Q. Adoção das Tecnologias da Informação (TI) na contabilidade das Micro e Pequenas empresas de Monteiro - PB. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12314
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maisa Heleni da Conceição Queiroz Brasil.pdfPDF - Maisa Heleni da Conceição Queiroz Brasil1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.