Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1234
Título: Qualidade de vida de idosos caminhantes da Avenida Juscelino Kubitschek na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Pontes, Renaly da Silva
Palavras-chave: Qualidade de vida
Saúde do idoso
Atividade física
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade de vida de idosos praticantes de caminhada na Avenida Juscelino Kubitschek na cidade de Campina Grande – PB, conhecer a regularidade e o tempo de prática da caminhada dos idosos, analisar se é possível perceber melhorias no estilo de vida dos idosos e verificar se há relações entre as melhorias e a prática regular da caminhada. A pesquisa tem características descritiva exploratória de caráter transversal. Participaram do estudo 16 idosas, que praticavam a caminhada a mais de 3 meses. Para avaliar a qualidade de vida das participantes foi utilizado o questionário WHOQOL-bref modificado para idosos. Com base nos resultados obtidos neste estudo, não foi possível encontrar um valor estatisticamente significante. No geral a qualidade de vida dos idosos caminhantes da Avenida Juscelino Kubitschek pode ser considerada ruim, devido ao baixo valor encontrado nos escores. Porém se observarmos os domínios separadamente o domínio físico dos idosos encontra-se com um valor bom o que é relevante, já que o presente estudo tem como objetivo principal analisar a qualidade de vida em idosos que praticam exercícios físicos regularmente.
Descrição: PONTES, R. da S. Qualidade de vida de idosos caminhantes da Avenida Juscelino Kubitschek na cidade de Campina Grande – PB. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1234
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renaly da Silva Pontes.pdfPDF - Renaly da Silva Pontes591.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.