Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12342
Título: Formação de preço de venda e análise de rentabilidade: um estudo exploratório em uma barraca de lanches localizada no Município de Ouro Velho - PB.
Autor(es): Araújo, Joana Larissa da Silva
Palavras-chave: Formação do preço de venda
Custeio por absorção
Índice Mark-up
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a aplicação do preço de venda através do método de custeio por absorção pela distribuição dos custos diretos e indiretos, aplicado pelo índice Mark-up e analisar a lucratividade pelo índice Margem de Contribuição através da relação entre custo/volume/lucro em uma barraca de lanches localizada no Município de Ouro Velho – PB no período de 08 (oito) meses. Para este estudo utilizou-se metodologia de pesquisa quanto à natureza de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), classificada quanto aos procedimentos como documental e de levantamento, com ênfase ao método de triangulação. Os resultados apontam que o método de custeio por absorção se fez válido para descrição, alocação e separação dos custos, o índice Mark-up propôs uma precificação desproporcional para a barraca com preços abrasivos do praticado pelo mercado central apontando apenas um preço considerável, onde a análise a análise de lucratividade permitiu que a gestora fizesse uma análise comparativa entre a receita das vendas e os custos e despesas variáveis mensurados se tornando um indicador de grande utilidade.
Descrição: ARAÚJO, J. L. S. Formação de preço de venda e análise de rentabilidade: um estudo exploratório em uma barraca de lanches localizada no Município de Ouro Velho - PB. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12342
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Larissa da Silva Araújo.pdfPDF - Joana Larissa da Silva Araújo1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.