Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12344
Título: Modelo exploratório de necessidades informacionais para micro, pequena e médias empresas: implicações da contabilidade gerencial.
Autor(es): Pereira, Maria Raiana
Palavras-chave: Informações contábeis
Contabilidade gerencial
Micro, Pequenas e Médias empresas
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: As informações contábeis gerenciais são relevantes para os micros, pequenos e médios empresários. Desde o surgimento das empresas os gestores/proprietários necessitam de informações contábeis gerenciais uma vez que, auxiliam os empresários na gestão e é útil para tomarem decisões corretas, a parti do planejamento dessas empresas surgem então às necessidades de informações que são consideradas como falta de algum conhecimento por parte de um individuo e é provável que quanto mais informações os empresários adquirirem mais irão surgir às necessidades de informações e essas podem ser influenciadas por alguns fatores. Nesse contexto temos como objetivo do presente estudo mostrar que variáveis inerentes às características das micros, pequenas e medias empresas e características do proprietário da empresa podem contribuir para desenvolver e validar o modelo explicativo de necessidade de informações. A pesquisa teve como instrumento de coleta de dados questionários que foram aplicados em uma amostra de 22 (vinte e duas) micros, pequenas e médias empresas localizadas no sertão Paraibano da cidade de Patos-PB. A análise dos dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa, utilizou-se ainda teste spearman para analisar as hipóteses. Concluiu-se então que variáveis inerentes ao proprietário (Conhecimento da Tecnologia de Informações e Conhecimento Contábil e Gerencial) influenciam na necessidade de informações e as variáveis inerentes à empresa (Tamanho da Empresa) para amostra pesquisada não influencia.
Descrição: PEREIRA, M. R. Modelo exploratório de necessidades informacionais para micro, pequena e médias empresas: implicações da contabilidade gerencial. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12344
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Raiana Pereira.pdfPDF - Maria Raiana Pereira1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.