Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12368
Título: Das raízes à diáspora: trovador e Griot entre amor e sofrimento
Autor(es): Pereira Neto, Francisco Camilo
Palavras-chave: Literatura Portuguesa
Literatura Africana
Diáspora
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo faz uma análise comparatista entre as literaturas Portuguesa e Africana, levando em consideração as cantigas trovadorescas, sobretudo uma das Cantigas de Amigo de D. Dinis e o poema Canto obscuro às raízes de Conceição de Lima, poetisa são-tomense. Assim, analisamos a subjetividade presente nos textos literários, defendendo a hipótese de que a literatura representa os receios e anseios dos que se encontram arraigados e dos que partem da terra natal, o abandono e a diáspora externam a desilusão de eu-líricos que sofrem pela perda do amor incondicional e pela busca da origem identitária. Analisam-se também, para compor o escopo deste artigo, as noções preliminares de Literatura Canônica na época medieval quando a poesia trovadoresca aflora, e a importância da oralidade na constituição da Literatura Africana, ressaltando-se a atuação dos griots, contadores de histórias que desempenham importante função social em suas comunidades. Para tanto apoiamo-nos teoricamente em: Moisés (1966, 1984, 2006), Pignatari (2005), Melo (2009) e Medeiros (2013).
Descrição: PEREIRA NETO, F. C. Das raízes à diáspora: trovador e Griot entre amor e sofrimento. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12368
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Camilo Pereira Neto.pdfFrancisco Camilo Pereira Neto351.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.