Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1239
Título: O uso da internet nas aulas de matemática no Ensino Médio da escola estadual da prata: progressões aritmética e geométrica como atividade Webquest
Autor(es): Carneiro, Adelmo de Andrade
Palavras-chave: Recurso didático
WebQuest
Educação matemática
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: A presente pesquisa investigou a possibilidade do uso da Internet na educação matemática, tomando a WebQuest como ferramenta para o mesmo e analisar como os alunos lidam, com ajuda do computador, o explorar sobre PA e PG. Classificando-la como pesquisa qualitativa, sendo ela realizada na Escola Estadual da Prata da cidade de Campina Grande, Paraíba, foram feitas sondagem com o professor de Matemática no intuito de melhor identificar o perfil dos alunos a fim de adequar as atividades com a realidade dos mesmos. Como a WebQuest já é uma metodologia, tivemos a preocupação de sermos flexíveis no seu planejamento e elaboração, atentos as possibilidades e limitações didáticas que a utilização da mesma pode proporcionar, em harmonia com o contexto e com situações mais próximas possíveis do dia a dia dos alunos. Na pesquisa partimos do princípio que a WebQuest surgiu da necessidade de aproveitar a Internet como aliada dos ambientes de aprendizagens e que pode ampliar o leque de possibilidades didáticas quando bem planejadas. A escolha dos conteúdos PA e PG se deu pelo fato de serem conteúdos que geralmente aparecem no final dos livros didáticos, deixado para o final do ano letivo e quase nunca dá tempo ser trabalhado como merecem. Quanto à metodologia de pesquisa, analisamos primeiramente as etapas de construção e então aplicação da atividade WebQuest focada no ensino e aprendizagem dos conceitos de PA e PG, no qual foram utilizados questionários semiestruturados, anterior e após aplicação da WebQuest. A pesquisa se deu em três momentos: leituras e revisão de leituras; discussão, elaboração da WebQuest e sua aplicação em sala de Informática; e aplicação dos questionários aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Com o auxílio da metodologia WebQuest pode-se perceber uma evolução na construção dos conceitos referentes a PA e PG; a percepção das diferenças e semelhanças entre ambas, como exemplo, enquanto a população cresce em PG a produção cresce em PA e associação da PA com função afim e PG com função exponencial, contextualizando e comparando com conteúdos anteriormente estudados. Houve aceitação por parte dos alunos que se envolveram na atividade; produziram conhecimentos sobre PA e PG a partir de discussões reflexivas sobre questões que aos poucos iam surgindo e sendo solucionadas. A maioria dos alunos afirmou serem colaborativos desde que as atividades sejam interessantes para eles, despontando assim a importância de se trabalhar o contexto em que eles estão inseridos, e foi o que comprovamos.
Descrição: CARNEIRO, A. de A. O uso da internet nas aulas de matemática no Ensino Médio da escola estadual da prata: progressões aritmética e geométrica como atividade Webquest. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1239
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adelmo de Andrade Carneiro.pdfAdelmo de Andrade Carneiro1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.