Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1240
Título: Empreendedorismo: estudo de caso na vila do artesão Campina Grande -PB
Autor(es): Marinho, Ewerton Silva
Palavras-chave: Empreendedorismo
Artesanato
Liderança
Data do documento: 24-Jul-2013
Resumo: Tendo em vista que o Brasil possui tamanho continental e uma população com várias etnias, a arte transformou-se em instrumento de expressividade dos valores culturais aqui existentes. Observando o artesanato como gerador de fonte de renda e como meio de absorção de mão de obra com dificuldade de qualificação, é importante o estudo sobre esta área, uma vez que, além da habilidade manual que o (a) artesão (a) deve ter, para que possa vender suas peças ele (a) precisa de características empreendedoras, sendo assim, este trabalho justifica-se por tratar deste tocante com o objetivo de identificar as características empreendedoras dos artesãos alocados na vila do Artesão em Campina Grande/PB. Utilizou-se como referencial, conceitos e abordagens sobre empreendedorismo autores como Hisrich (2009) e Dornelas (2008), este último remetendo de forma abrangente as características empreendedoras. Para a pesquisa adotou-se um estudo descritivo de caráter exploratório quantitativo, sendo o processo de coleta de dados realizado através de um questionário elaborado pelo autor da pesquisa baseado no modelo de autoavaliação do perfil empreendedor proposto por Dornelas (2008), o qual mensura o perfil socioeconômico e as características empreendedoras em seis dimensões: comprometimento e determinação; obsessão pelas oportunidades; tolerância ao risco, ambiguidade e incertezas; criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação; motivação e superação; liderança. A amostra foi formada pelos artesãos alocados na Vila do Artesão nos dias 05 e 06 de junho de 2012. Com o estudo foi possível constatar que, apesar dos respondentes não terem formação específica na área de empreendedorismo, gerem seus negócios de forma empírica, porém das seis dimensões avaliadas, apenas duas apresentaram resultado não satisfatório como ambiguidade e incertezas e liderança.
Descrição: MARINHO, E. S. Empreendedorismo: estudo de caso na vila do artesão Campina Grande -PB. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1240
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Silva Marinho.pdfEwerton Silva Marinho1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.