Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12402
Título: Satélites Galileanos: As observações de Galileo Galilei das luas de Júpiter como proposta de ensino de Astronomia
Autor(es): Gouveia, Thalisson Alves
Palavras-chave: Luas de Júpiter
Astronomia
Ensino de Física
Galileo Galilei
Data do documento: 30-Jan-2017
Resumo: Na presente monografia discutimos algumas observações e dados astronômicos obtidos por Galileo Galilei realizadas com sua luneta. Tentamos fazê-lo de uma forma didática para, através desta discussão, entender o mundo à nossa volta e sua importância no ensino de física. No seu estudo astronômico, Galileo desenvolveu alguns trabalhos sobre a importância de conhecer os astros e seus movimentos, e com isso contribuiu para o conhecimento atual da astronomia e suas leis até hoje. Este tema foi escolhido devido à grande necessidade por parte de interessados no ensino de gravitação e leis do movimento planetário em encontrar um material estruturado que permeia a discussão sobre os modelos matemáticos de Ptolomeu, Copérnico, Thomas Harriot, Johannes Kepller, Galileo e outros filósofos importantes da época. Partimos do pressuposto que o estudo dos trabalhos acerca dos movimentos celestes e suas consequências físicas permitem uma reflexão sobre as concepções cientificas, históricas, sociais e politicas da época. Objetivando analisar os trabalhos de Galileo, acerca da astronomia observada por seus telescópios, trazemos um diálogo que instigue o debate em sala de aula e consequentemente chame a atenção dos alunos, mostrando como a ciência se desenvolveu durante alguns momentos históricos. Para tanto foram analisados trechos da obra de Galileo “O mensageiro das estrelas”, tendo em vista que esse tema desperta a curiosidade dos alunos do ensino médio acerca da origem do universo e consequentemente a origem da vida, e das leis que regem o movimento planetário.
Descrição: GOUVEIA, T. A. Satélites Galileanos: As observações de Galileo Galilei das luas de Júpiter como proposta de ensino de Astronomia. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12402
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalisson Alves Gouveia.pdfPDF - Thalisson Alves Gouveia592.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.