Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12406
Título: Interações entre seres humanos e peixes: Uma revisão sobre a etnoictiologia na América Latina
Autor(es): Gomes, Lidayana de Mélo
Palavras-chave: Etnoictiologia
Peixes
Conhecimento ecológico local
Data do documento: 27-Jun-2016
Resumo: Uma relação que tem feito parte da experiência humana desde as primeiras fases da evolução humana é a pesca. Os peixes não só tiveram um papel importante na nutrição das pessoas, mas também em uma gama de necessidades e desejos humanos, tantos físicos como espirituais. A etnoictiologia surge, justamente, para estudar essa relação que as pessoas possuem com os peixes. A questão central estudada foi investigar se o termo Etnoictiologia vem sendo usado na literatura científica, como também, avaliar o panorama da pesquisa sobre etnoictiologia na América Latina, analisando sua evolução. Para realizar este estudo, tomamos como fontes os bancos de dados Scopus (www.scopus.com) e Web of Science (www.isiknowledge.com). A pesquisa abrangeu estudos no intervalo de tempo entre 1967 e 2015, sendo identificados 66 artigos cuja maioria pertencia ao Brasil (51 artigos publicados). Estes avanços quantitativos indicam que este país tem um papel importante na investigação etnozoológica.
Descrição: GOMES, L. de M. Interações entre seres humanos e peixes: Uma revisão sobre a etnoictiologia na América Latina. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12406
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidayana de Mélo Gomes.pdfPDF - Lidayana de Mélo Gomes765.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.