Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12407
Título: Avaliação do risco cardiovascular em indivíduos que participam de um programa de atividade física
Autor(es): Pereira, Cínthian Maria Targino
Palavras-chave: Síndrome metabólica
Atividade física
Doença cardiovascular
Data do documento: 27-Mai-2016
Resumo: As doenças cardiovasculares têm papel indiscutível na morbidade e mortalidade representando a principal causa de morte nos países desenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil. A prática regular de atividade física é um importante fator para prevenção e tratamento da síndrome metabólica, seus fatores de riscos e doenças cardiovasculares. A pesquisa foi do tipo transversal e objetivou avaliar o risco cardiovascular em indivíduos participantes do Programa Universidade Aberta no Tempo Livre, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na cidade de Campina Grande – PB, no período de julho de 2015 a dezembro de 2015. A amostra foi constituída de 61 indivíduos de ambos os gêneros, das quais 36 ativos e 25 sedentários. A análise dos fatores de risco cardiovascular nos indivíduos ativos foi estatisticamente significante nas variáveis: colesterol (p=0,001) e portadores de Síndrome Metabólica (p=0,014), quando comparados aos sedentários. Indivíduos que não praticavam atividade física apresentaram, significativamente, maior prevalência de síndrome metabólica (68,0%) e dislipidemia (68,0%) em relação aos praticantes (36,1% e 25,0%, respectivamente). Não foi observada associação significativa entre prevalência de hipertensão arterial sistêmica e diabetes com a prática de atividade física. Desta forma, ficou evidenciado os efeitos benéficos da atividade física na redução dos fatores de risco cardiovascular. A continuidade desses indivíduos nesse programa de atividade física, e a adoção de medidas preventivas como mudança no estilo de vida e de hábitos alimentares contribuirá para redução das doenças cardiovasculares.
Descrição: PEREIRA, C. M. T. Avaliação do risco cardiovascular em indivíduos que participam de um programa de atividade física. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12407
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cínthian Maria Targino Pereira.pdfPDF - Cínthian Maria Targino Pereira526.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.