Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12417
Título: O universo mágico da literatura infantil: estudo de caso sobre o ato de leitura e escrita com crianças do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro/Guarabira/PB
Autor(es): Costa, Zeneide Fernandes da
Palavras-chave: Aprendizagem
Leitura
Escrita
Data do documento: 13-Dez-2015
Resumo: Este trabalho analisou, a partir da experiência em sala de aula, os processos de leitura e escrita de contos, fábulas e atividades do cotidiano com estudantes do 4º ano A (turno matutino), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro. Esse estudo teve como lócus de pesquisa uma escola da rede estadual de ensino que funciona no município de Guarabira. Escolheu-se analisar um projeto especifico desenvolvido como demanda de incentivo à produção pedagógica do governo do Estado da Paraíba, intitulado: ―Mestres de Valor‖. Nesse sentido, definimos como tema o projeto ―VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LITERATURA INFANTIL‖. O foco se deu a partir da observação participante, pois, como professora da turma e trabalhando na escola, há mais de vinte e três anos, foi possível acompanhar os passos e as dificuldades encontradas para que os estudantes conseguissem ampliar a sua capacidade de leitura e escrita, estimulo e prazer em estudar, além de vivenciar com os colegas a capacidade imaginativa para a ideia de mundo mágico, proporcionado pela literatura. A base teórica proposta se respaldou nos estudos de Piaget (2010), Pimenta (2010), Lima (2010), Freire (2011), Penet (1998), Moura e Aquino (2014); Fiorenze (2003); Lira e Salustiano (2013); Xavier (2014); Cunha (2012), Teles (2012), Kramer (2012), dentre outros. O método de pesquisa foi definido como análise qualitativa com observação participante, uma vez que o mesmo permitiu compreender a rotina das crianças, a interação, socialização e avanços no processo de ensino aprendizagem, tanto dentro das regras formais, quanto das experiências vividas. Além disso, optou-se por trabalho de campo, com visita a bibliotecas, supermercados e pontos turísticos de Guarabira, Paraíba, para despertar o interesse pela leitura e escrita, para além da fantasia. Consideramos, então, que o trabalho logrou êxito e, entre as muitas atividades desenvolvidas e analisadas, representou um importante meio de incentivo aos processos de leitura e escrita dos estudantes que participaram da pesquisa.
Descrição: COSTA, Z. F. da. O universo mágico da literatura infantil: estudo de caso sobre o ato de leitura e escrita com crianças do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro/Guarabira/PB. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12417
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zeneide Fernandes da Costa.pdfZeneide Fernandes da Costa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.