Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12418
Título: Gestão democrática na escola pública: um estudo da rede municipal de ensino de Belém-PB.
Autor(es): Silva, Benedito Domingos da
Palavras-chave: Escola Pública
Gestão democrática
Gestão escolar
Data do documento: 2015
Resumo: O Brasil e como não afirmar que possui sistema educacional pautado por um sistema administrativo ainda tradicional e conservador, por isso, a ausência da democracia na escola, impede mudanças administrativas escolar no país. Esse quadro sofreu algumas mudanças e após a promulgação da LDB9.394 de 1996, ocorreu uma abertura na Gestão onde os mesmos passaram a ser escolhidos democraticamente. E pensando nesta abertura nos propomos a verificar na escola pública se a mesma conseguiu implantar uma Gestão Democrática. No decorrer do presente trabalho, observou-se as questões politicas e pedagógicas que unifica as relações dos professores com gestores, assim compreendemos essas relações que de forma efetiva colabora com a gestão democrática, fundamental para o direito desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Na Fundamentação Teórica nos respaldamos em: Gadotti, (1997,) Luck (2001, Vitor Paro (1970), Vieira (2007), que trouxeram afirmações da gestão importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Na Metodologia enveredamos pelo caminho de uma Pesquisa de cunho qualitativo, onde pudemos retratar a escola Municipal de ensino infantil e fundamental como instituição que estar pautada em uma gestão em seu dia-adia vem adotando a democracia de Belém P-B. Como resultados Percebemos que a escola, desprovida de qualquer prática autoritária e mesmo utilizando ainda, alguns metodologias tradicionais a mesma busca no seu dia-a-dia, através dos corpos discentes e docentes, incorporar uma gestão democrática.
Descrição: SILVA, B. D. da. Gestão democrática na escola pública: um estudo da rede municipal de ensino de Belém-PB. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12418
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Benedito Domingos da Silva.pdfBenedito Domingos da Silva948.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.