Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarboza, Brenda Swyly Souza-
dc.date.accessioned2017-02-17T14:28:44Z-
dc.date.available2017-02-17T14:28:44Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12419-
dc.descriptionBARBOZA, B. S. S. A utilização do jogo War para trabalhar o território no ensino de geografia: experiência a partir do estágio supervisionado/ UEPB. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é fruto da vivência no Estágio Supervisionado em Geografia desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo. Objetivou-se discutir a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente refletindo sobre o uso de uma nova linguagem no ensino de Geografia. A experiência foi realizada com o 1º ano F, ensino médio. Através da aplicação de questionário diagnóstico, contatou-se a necessidade do uso de recursos didáticos que, de forma lúdica, fossem capazes de motivar, visando à melhoria da compreensão e aprendizado dos alunos. O conteúdo a ser trabalhado foi à categoria Território, para tanto foi feito um levantamento a fim de saber qual jogo teria as características necessárias para auxiliar os alunos nesse processo de ensino e aprendizagem, nessas condições optou-se trabalhar com o jogo War, pois, a partir dele é possível que o aluno possa compreender noções geográficas, de territórios, fronteiras, limites, espaços e as relações de poder e estratégia, noções essas que fizeram parte dos conteúdos das aulas expositivas. Os resultados obtidos foram bastante positivos, os alunos conseguiram aplicar e assimilar os conceitos estudados em sala, a partir da dinâmica com o jogo, utilizando de estratégias e habilidades desenvolvidas durante o mesmo, tornando essa experiência desafiadora, motivadora e rica em construção de saberes, e que também refletiu positivamente para o estágio, já que essa prática possibilitou um processo de descobertas e aprendizagem, que foram imprescindíveis para a formação acadêmica, tendo em vista não apenas a formação profissional, como também a pessoal.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogo educativopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectDidática educacionalpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleA utilização do jogo War para trabalhar o território no ensino de geografia: experiência a partir do estágio supervisionado/ UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenda Swyly Souza Barboza.pdf15.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.