Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12450
Título: O uso do Crocodile Chemistry como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases
Autor(es): Costa, André Santos da
Palavras-chave: Ensino de Química
Recursos didáticos
Tecnologias educacionais
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 27-Jan-2016
Resumo: Atualmente, o ensino de química está cada vez mais se inovando, passando por transformações nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais. Acompanhar estas mudanças exige que os professores incorporemnos seus planejamentos propostas metodológicas de ensino que utilize diversos recursos didáticos pedagógicos para tornar as aulas de Química atrativas, dinâmicas e motivadoras com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa nos estudantes e minimizar as dificuldades de aprendizagem reportadas na literatura científica da área. Nos dias atuais, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC‟s) tem se comportado como auxílios pedagógicos capazes de favorecer o processo de ensino aprendizagem, a construção do conhecimento científico e proporcionado uma aprendizagem mais significativa. Nesse contexto, objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta de ensino com o uso da TIC Crocodile Chemistry como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases na perspectiva do enfoque CTSA. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de ensino médio no município de Arara- PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram trinta e nove (39) estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Arara- PB. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliação do ensino de química e da proposta didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos, o que favoreceu as relações professor aluno e provocou estímulo, interesse pelo estudo da química e contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos.
Descrição: COSTA, A. S. da. O uso do Crocodile Chemistry como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12450
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Santos da Costa.pdfPDF - André Santos da Costa1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.