Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12539
Título: Prevalência da anemia e sua correlação com os parâmetros bioquímicos (ferritina, ferro, capacidade de ligação de ferro e Índice de Saturação de Transferrina)
Autor(es): Almeida, Fernanda Silva
Palavras-chave: Anemia
Hemoglobina
Deficiência de ferro
Ferritina
Data do documento: 1-Mar-2016
Resumo: A anemia caracteriza-se como uma síndrome clínica e um estado laboratorial onde há essencialmente a diminuição da concentração de hemoglobina no sangue. Considerada como um agravante problema de saúde pública, a anemia por deficiência de ferro está presente em maior proporção nos países subdesenvolvidos; frequente em todos os segmentos sociais, porém com maior prevalência em crianças e gestantes. O presente trabalho teve como objetivo a obtenção da prevalência da anemia e a sua correlação com os parâmetros bioquímicos (ferritina, ferro sérico, capacidade de ligação de ferro e índice de saturação de transferrina- IST) dando ênfase à anemia ferropriva. Caracteriza- se um estudo transversal a partir de uma amostra de 3.000 pacientes atendidos pelo Centro de Hematologia e Laboratório de Análises Clínicas - LTDA, localizado na cidade de Campina Grande-PB. Foram 655 (33, 20%) pacientes anêmicos. O gênero feminino apresentou maior prevalência (72,52%, n= 475) no estudo da anemia. Quanto aos parâmetros bioquímicos, estes permaneceram em sua maioria na faixa de normalidade, não sendo então a anemia ferropriva predominante entre os anêmicos. Contudo os resultados desta pesquisa indicam um estudo mais aprofundado da anemia ferropriva quanto ao diagnóstico desta síndrome, não apenas baseado nos valores de hemoglobina.
Descrição: ALMEIDA, F. S. Prevalência da anemia e sua correlação com os parâmetros bioquímicos (ferritina, ferro, capacidade de ligação de ferro e Índice de Saturação de Transferrina). 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12539
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Silva Almeida.pdfPDF - Fernanda Silva Almeida584.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.