Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12541
Título: Formação em educação ambiental de diferentes atores sociais no âmbito da gestão integrada de resíduos sólidos em Esperança-PB
Autor(es): Silva, Niggia Gabrielly da
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Gestão de resíduos sólidos
Políticas públicas
Data do documento: 20-Dez-2016
Resumo: A geração excessiva de resíduos sólidos vem tomando proporções crescentes, sendo reconhecida como um dos grandes problemas da sociedade contemporânea e agravantes da crise ambiental. O manejo dos resíduos sólidos é um dos principais problemas, tendo em vista que a disposição final é a questão mais preocupante em vários municípios brasileiros, por persistirem os lixões. Este trabalho teve como objetivo principal analisar a formação em Educação Ambiental de líderes comunitários enquanto estratégia no município de Esperança-PB, visando contribuir para a gestão integrada de resíduos sólidos. O processo de formação ocorreu a partir do MEDICC (Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução de conhecimento voltado para o meio ambiente). O estudo foi constituído por 51 líderes comunitários que atuam no município de Esperança-PB. A pesquisa foi qualitativa do tipo participante, sendo os dados coletados em três etapas: a primeira consistiu do processo de formação e sensibilização proporcionado através do curso de formação em Educação Ambiental para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na cidade de Esperança-PB; na segunda aconteceu o I seminário “ Discutindo o Meio Ambiente de Esperança”, onde foram mostradas experiências exitosas desempenhadas no município pelos líderes comunitários após o processo de formação, e realização de oficinas sobre reciclagem de papel e compostagem. No terceiro e último momento foi aplicada entrevista semiestruturada a 20% dos líderes que concluíram a formação. Entre os resultados destacam-se: mudanças significativas de percepção ambiental; compreensão do conceito de resíduos sólidos, diferenciando-os de lixo; seleção dos resíduos sólidos na fonte geradora; destino correto dos resíduos de serviço de saúde quanto ao descarte de seringas de insulina; elaboração e execução de projetos voltados à reutilização de resíduos sólidos e a importância da água, bem como economizá-la, sendo este último citado como o problema principal que o município vem enfrentando desde a realização do curso até os dias atuais. A formação em Educação ambiental contribuiu para a mudança do cenário referente aos resíduos sólidos no município de Esperança- PB, porém, não foi suficiente para a implantação da política municipal de resíduos sólidos, uma vez que os gestores a as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio da Lei 12305/2010. Esperamos, no entanto, que os concluintes da formação em Educação Ambiental possam continuar pressionando os gestores municipais, no sentido de alcançar mudanças significativas no que se refere à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município de Esperança.
Descrição: SILVA, N. G. da. Formação em educação ambiental de diferentes atores sociais no âmbito da gestão integrada de resíduos sólidos em Esperança-PB. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12541
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Niggia Gabrielly da Silva.pdfPDF - Niggia Gabrielly da Silva1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.