Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12564
Título: Gestão de desempenho por competências(GDP): um estudo de caso do Banco do Brasil (2012-2015)
Autor(es): França, Rômulo Gomes de
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Competência Organizacional
Planejamento Estratégico
Data do documento: 17-Fev-2017
Resumo: O presente trabalho pretende realizar um estudo crítico acerca do modelo de gestão de desempenho por competência (GDP) no Banco do Brasil, tendo como recorte o período de 2012 – 2015 com ênfase em uma análise de campo em uma agência da empresa. A metodologia de pesquisa utilizada será um estudo de caso, cujo objetivo é Avaliar o modelo de Gestão de Desempenho por Competências (GDP) do Banco do Brasil no período de 2012-2015, verificando a sua importância na relação gerencial entre empregador e empregado. Inicialmente o estudo apresentará os fundamentos da Gestão de Desempenho por Competências, trazendo os conceitos de competências, gestão de desempenho, planejamento estratégico/Balanced Scorecard (BSC), bem como, um breve histórico do processo de avaliação de desempenho dos funcionários no Banco do Brasil. Em instituições das quais o funcionário goza de uma situação de estabilidade é fundamental políticas de estímulo à produtividade e estratégias complementares de planejamento de carreira, entretanto é necessário avaliar esse processo e avaliar a qualidade do mesmo, seus erros acertos e propor soluções que visam à melhora desse instrumento de gestão de pessoas. A pesquisa será de natureza qualitativa e utilizou fontes bibliográficas e documentais a fim de estabelecer uma avaliação entre a teoria e prática. Por fim, conclui-se que o processo de Gestão de Desempenho por Competências no Banco do Brasil vem evoluindo e buscando aperfeiçoar-se ao longo do tempo constituindo-se um importante instrumento dentro da estratégia corporativa, no entanto, verifica-se a necessidade de maior envolvimento dos funcionários no processo, para tanto, deve-se garantir a maior participação de todos os funcionários no treinamento, já disponível na Universidade Corporativa do Banco do Brasil – UNIBB, bem como possibilitar a realização de um treinamento presencial para maior aprofundamento do tema, realização de reuniões para construção da etapa de planejamento e promover ambiente propício para realização de feedback
Descrição: FRANÇA, Rômulo Gomes de. Gestão de desempenho por competências(GDP): um estudo de caso do Banco do Brasil (2012-2015). 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12564
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rômulo Gomes de França.pdf12.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.