Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12626
Título: Educação infantil: cada passo é uma conquista para o desenvolvimento da criança
Autor(es): Costa, Dayane das Neves
Palavras-chave: Criança
Desenvolvimento da criança
Educação infantil
Data do documento: 2016
Resumo: A educação infantil vai além de olharmos para a criança como seres de terna idade, que pode ser meramente observado. Nessa perspectiva o presente trabalho tem como objetivo refletir como a creche e pré-escola vem trabalhando e como a mesma vem contribuindo para o desenvolvimento da criança seja ele físico, psicológico, intelectual e social. Apresentaremos concepções sobre os aspectos históricos da educação infantil no contexto brasileiro, que nos permitirá fazer uma reflexão sobre o sentido aos quais as palavras “criança e educação” nos remetem, fundamentado em: Oliveira (2011). Iremos enfocar o cuidar e educar na educação infantil, pois, ambas integram o processo educativo da criança de 0 a 5 anos de idade. Discorremos acerca da visão de criança e seu desenvolvimento no currículo, onde evidencia o que retrata a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil: Brasil (2010). O trabalho trata a questão da dimensão lúdica que está presente em todos os momentos da vida da criança. Para a realização dessa análise foram utilizados como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica qualitativa, o mesmo se deu através de estudos realizados no decorrer do curso. Os resultados dessa análise é uma reflexão do conhecimento pedagógico e do desenvolvimento da criança, no processo de ensino aprendizagem.
Descrição: COSTA, D. das N. Educação infantil: cada passo é uma conquista para o desenvolvimento da criança. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12626
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane das Neves Costa.pdfDayane das Neves Costa732.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.