Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1264
Título: Bullying : um caso de violência nas escolas
Autor(es): Dias, Liliane Vicente
Palavras-chave: Bullying
Violência escolar
Educação
Data do documento: 25-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho visa discutir sobre um tipo de violência escolar que vem sendo estudado nos últimos anos, o bullying. Fenômeno considerado um tipo de comportamento violento podendo ser expresso em diferentes modos, ou seja, contendo atitudes intencionais, agressivas e repetitivas adotadas por um ou mais alunos contra outros impossibilitados de se defender. A presente pesquisa teve por objetivo investigar o fenômeno bullying, suas características, manifestações, vítimas, bem como a percepção que os educadores e o corpo pedagógico da escola em estudo têm acerca do problema. O desenvolvimento foi baseado em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com abordagem qualitativa tendo por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito. O questionário foi utilizado como instrumento de coleta de dados. Entre os resultados encontraram-se que a prática do bullying é evidenciada através de apelidos pejorativos, agressões físicas, xingamentos, exclusão e discriminação. Desse modo visto que os educadores tem dificuldade de enfrentar o problema, recomenda-se criar estratégias que possam ajudar na remediação e prevenção desse fenômeno.
Descrição: DIAS, L. V. Bullying : um caso de violência nas escolas. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1264
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liliane Vicente Dias.pdfLiliane Vicente Dias771.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.