Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12661
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardino, Sayonara Carloto Santana | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-07T16:12:40Z | - |
dc.date.available | 2017-03-07T16:12:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12661 | - |
dc.description | BERNARDINO, S. C. S. Trabalhando a leitura bíblica na perspectiva do letramento no ensino fundamental. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo pretende explicitar a importância da contação de histórias para o desenvolvimento educacional e social da criança, apontando a relevância da participação desta como leitora na construção dos sentidos a partir da interação com textos bíblicos, os quais podem se configurar uma boa opção para o estímulo à prática de leitura. Para tanto, este trabalho trará inicialmente algumas reflexões acerca da importância da inserção da criança no mundo da leitura para o seu desenvolvimento social (LAJOLO, 2002). Em seguida, ancorando-se nas discussões de Kleiman (2007), Martins (2007) e Duran (2009), faremos alguns apontamentos sobre as concepções de leitura e suas implicações para o ensino. Depois, apresentaremos alguns aspectos destacados Soares (2009) sobre o ensino da leitura na perspectiva do letramento, o qual prevê a figura do professor como agente mediador entre o letrado e o não letrado, contribuindo, assim, para uma alfabetização consciente, voltada para o desenvolvimento da autonomia social do aluno. E por fim, iremos descrever o resultado de uma atividade prática de leitura a partir da contação de narrativas bíblicas. Tal atividade foi planejada com o objetivo de promover a interação dos educandos com esse tipo de leitura, a fim de instigar neles o gosto pelo hábito de ler, bem como, ampliar os conhecimentos prévios dos alunos em todos os seus aspectos sociais e cognitivos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francinete Fernandes de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.title | Trabalhando a leitura bíblica na perspectiva do letramento no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sayonara Carloto Santana Bernardino.pdf | Sayonara Carloto Santana Bernardino | 429.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.