Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12694
Título: Parâmetros fisiológicos a agronômicos de genótipos de amendoim inoculados com Bradyrhizobium sob déficit hídrico
Autor(es): Brito, Samara Lima
Palavras-chave: Fixação Biológica de Nitrogênio
Rizóbios
Arachis hypogaea
Déficit hídrico
Data do documento: 3-Mar-2016
Resumo: O amendoim (ArachishypogaeaL.) originário na América do Sul pertencente à família Fabaceae, é uma importantecultura devido ao seu alto teor de óleo, carboidratos e proteínas. O mesmo é utilizado na indústria alimentícia ou consumido in natura. Em meio a condições de déficit hídrico, o amendoim é conhecido peloalto poder de recuperaçãoe adaptação às condições climáticas adversas. Semelhante a outras leguminosas, possui uma ampla faixa de associação com bactérias fixadoras de nitrogênio, associando-se com suas raízes e proporcionando uma fixação biológica de nitrogênio (FNB). Esse processo torna-se importante, pelo fato que as plantas por si só, não conseguem absorver o nitrogênio na forma que está presente na atmosfera. Bactérias como a do gênero Bradyrhizobium, são capazes de nodular com uma ampla faixa de leguminosas, fornecendo uma simbiose entre planta e bactéria. Desta forma, objetivou-se nesse trabalho, analisar os benefícios da interação de Bradyrhizobiumcomgenótipos de amendoim sob déficit hídrico.O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa algodão com três genótipos de amendoim (a cultivar IACRunner 886e as linhagens avançadas 2012-33 e 2012-47) e três estirpes de Bradyrhizobium. As plantas foramcultivadas em bacias de 32Lcontendo solo franco arenoso devidamente corrigido.Após 20 dias de germinação a rega foi suspensa e iniciaram-se as análises fisiológicas (fotossíntese (A), condutância estomática (gs), transpiração (E), carbono interno nas planta (Ci) utilizando umIRGA (Analisador de gás com Infravermelho), até o oitavo dia de estresse. Em seguida o experimento foi finalizado e o material coletado para as análises agronômicas.A maioria das variáveis agronômicas foram responsivas para as interações em estudo, o isolado 123-10Afavoreceu melhores resultados de altura da planta, massa seca da raiz e número de nódulos com o genótipo 2012-33 e massa seca da raiz e número de nódulos com o genótipo IAC Runner 886 em condições de déficit hídrico. Em relação aos dados fisiológicos, apesar do decaimento esperado em meio a déficit hídrico nas análises realizadas, o genótipo 2012-33 com o isolado 123-10Aobteve bons resultados de Ci, gs e Ena condição de estresse. Pode-se concluir que o isolado 123-10A teve boa resposta em meio á déficit hídrico, porém, ainda se faz necessário mais estudos para melhores conclusões de resultados.
Descrição: BRITO, S. L. Parâmetros fisiológicos a agronômicos de genótipos de amendoim inoculados com Bradyrhizobium sob déficit hídrico. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12694
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Lima Brito.pdfPDF - Samara Lima Brito886.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.