Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12695
Título: Avaliação de risco de reservatórios de distribuição de água de sistema de abastecimento de médio porte
Autor(es): Verçosa, Lívia Fragoso de Melo
Palavras-chave: Qualidade da água
Água - Gestão de qualidade
Distribuição de água
HAZOP
Data do documento: 14-Fev-2017
Resumo: A qualidade da água efluente da estação de tratamento pode sofrer alterações em consequência das diversas reações que podem ocorrer ao longo do sistema de distribuição. Eventos de contaminação da água nos sistemas de distribuição têm efeito mais significativo sobre a saúde pública devido à ausência de barreiras entre o incidente e o consumidor. A gestão da qualidade da água visando à manutenção e promoção da saúde requer a identificação de forma preventiva dos eventos que podem levar à degradação da qualidade da água de consumo. Essa abordagem é ainda mais necessária nos reservatórios de distribuição de água, uma vez que eles constituem os pontos mais vulneráveis do sistema. Sendo assim o presente estudo tem como objetivo principal avaliar os riscos de degradação da qualidade da água associados às falhas estruturais, operacionais e de manutenção dos reservatórios R2 e R5 de distribuição de água da cidade de Campina Grande. Para a avaliação dos perigos foi utilizada a metodologia HAZOP, que possibilitou a caracterização qualitativa dos principais perigos e a identificação das suas causas. Também foi realizada uma Avaliação Preliminar de Risco para a caracterização dos riscos a partir de uma matriz de classificação de riscos semi-quantitativa, que forneceu a classificação de risco em termos de sua importância. A partir do estudo foi constatado que a situação no R2 é crítica, pois todos os eventos perigosos avaliados foram caracterizados como de alto risco. O risco total avaliado no reservatório R5 apresentou um valor inferior do que o R2, contudo, 75% dos eventos avaliados foram classificados como de alto risco. A metodologia se mostrou flexível e eficiente, permitindo uma melhor compreensão do processo de degradação da qualidade da água dentro dos reservatórios, contribuindo na proposição de medidas preventivas, na construção de protocolos de operação e planos emergenciais para situações críticas.
Descrição: VERÇOSA, L. F. de M. Avaliação de risco de reservatórios de distribuição de água de sistema de abastecimento de médio porte. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12695
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Fragoso de Melo Verçosa.pdfPDF - Lívia Fragoso de Melo Verçosa1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.