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dc.contributor.authorMenezes, Wollace Heitor Andrade de-
dc.date.accessioned2017-03-07T19:20:39Z-
dc.date.available2017-03-07T19:20:39Z-
dc.date.issued2016-05-31-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12696-
dc.descriptionMENEZES, W. H. A. de. Educação e impactos ambientais: A percepção de atores sociais da comunidade urbana e rural do município de Itabaiana – PB. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo consistiu em perceber contribuir e delinear estratégias que possibilitem a realização da Educação e Percepção Ambiental na Cidade de Itabaiana. De forma a contribuir para inserção da dimensão ambiental na qual estamos inseridos, planetária e ao seu redor no currículo escolar e pessoal, melhoria de qualidade de vida da população, no ambiente escolar para formação de escolas e cidadãos com consciência as ações sustentáveis e fornecer um norteamento para trabalhos e não menos importantes ações por parte do poder publico e até mesmo privado para que possam agir quanto a esse bem comum. Para tanto foram aplicados questionários com membros da zona urbana e rural, bem como a alunos das séries: 5º ano, 9º ano Ensino Fundamental e 3º Ano Ensino Médio. Dentre os principais pontos dos questionários destaca-se a percepção do Meio Ambiente no qual convivem, principais impactos ambientais (positivos e negativos) percebidos, potencialidades do município e da caatinga. Dentre os resultados observou – se que as percepções dos atores sociais variam sobre o Meio Ambiente: natureza (57,5%), lugar (22,5%) tudo (11,25%) vida (7,5%) e biosfera (1,25%); as Potencialidades: Rio Paraíba (51,25%) comércio (15%) turismo (12,5) cultura (7,5%) agricultura (6,25%) matas (2,5) Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Itabaiana (ITAMARE) (1,25%) ar puro (1,25%); os Impactos Ambientais Negativos: poluição do Rio Paraíba (48,75%), resíduos sólidos (31,25%), falta de saneamento básico (11,25%) Queimadas (3,75%) desmatamento (2,5%) extração ilegal e irregular da areia do Rio Paraíba (2,5%); os Impactos Ambientais Positivos: exploração da água do Rio Paraíba (63,75%), agricultura (30%), colheita de frutos da lavoura (2,5%) e a agropecuária (1,25%); Caatinga: vegetação seca (47,5%), bioma (17,5%), seca (17,5%), falta de chuvas (12,5%), semi-árido (2,5%) e sertão (2,5%). O enfoque deste estudo buscou uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, respeitando sempre a realidade da população e suas necessidades, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam se não forem usados com eficiência e de maneira sustentável, e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valéria Veras Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectImpactos ambientaispt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleEducação e impactos ambientais: A percepção de atores sociais da comunidade urbana e rural do município de Itabaiana – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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