Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1271
Título: Reflexões, desafios e possibilidades da brinquedoteca em diferentes contextos: a garantia do direito de brincar
Autor(es): Araújo, Lidivânia de Freitas
Palavras-chave: Brinquedoteca
Brincar
Infância
Data do documento: 25-Jul-2013
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a importância da brinquedoteca em diversos contextos sociais, como espaço socializador e potencializador do desenvolvimento infantil. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico sobre a temática, bem como um breve apanhado histórico para compreender suas origens no mundo e no Brasil, por meio das reflexões de Cunha (1998, 2007), Almeida (2009), Kishimoto (2005) entre outros. Além disso, procuramos expor a importância do brincar na primeira infância e as diferentes fases do desenvolvimento infantil, pensando sobre as necessidades lúdicas relacionadas às diferentes faixas etárias a partir das ideias de Teixeira (2010), Vygotsky (1998), Piaget (1980) e outros. Simultaneamente, realizamos uma pesquisa de campo configurando um estudo de caso descritivo, com realização de entrevistas e observações de brinquedotecas existentes ou em construção em três creches da rede municipal de Guarabira-PB e em outros três espaços lúdicos públicos. Diante disso, verificamos que o espaço da brinquedoteca torna-se relevante, de fato, para garantir o direito que as crianças têm de brincar, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras.
Descrição: ARAÚJO, L. de. F. Reflexões, desafios e possibilidades da brinquedoteca em diferentes contextos: a garantia do direito de brincar. 2011. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1271
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidivânia de Freitas Araújo.pdfLidivânia de Freitas Araújo1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.