Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12781
Título: Relato de experiência no Centro de atenção psicossocial II novos tempos de Campina Grande - PB
Autor(es): Rocha, Admir Gonçalves da
Palavras-chave: Reforma psiquiátrica
Atenção psicossocial
Saúde mental
Promoção da saúde
Educação em saúde
Data do documento: 2-Dez-2016
Resumo: O presente artigo objetiva fazer uma análise da experiência desenvolvida pelos estagiários de Serviço Social no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II-NOVOS TEMPOS) de Campina Grande – PB durante o Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba no ano de 2016, desenvolvendo práticas educativas sobre os “Direitos dos Usuários de Saúde Mental”. O Sistema Único de Saúde no Brasil tem sofrido sérios ataques desde os anos 1990 pelo ideário neoliberal até os dias atuais, que vem se fortalecendo e restringindo direitos conquistados pela Constituição Federal de 1988, como por exemplo, o acesso universal a saúde como “Direito de Todos e Dever do Estado”. Para entender a atual conjuntura da saúde no Brasil, faremos uma breve análise do processo de Reforma Sanitária Brasileira e Reforma Psiquiátrica, situando como vem sendo implementada a saúde na contemporaneidade. Além disso, destacaremos a importância das praticas educativas para a promoção da saúde, dando ênfase a educação popular neste processo de aprendizado. Portanto, A metodologia utilizada para esta prática educativa foi a roda de conversa, com encontros uma vez por semana, com os usuários, com a participação da Assistente Social e profissionais de Enfermagem da referida instituição. Vale salientar que esta pesquisa assume um caráter relevante para os usuários do CAPS II Novos Tempos, uma vez que puderam ter conhecimento de seus direitos previstos na Constituição Federal para assim cobrar do poder público a efetivação deste. Para o grupo de estagiários foi de suma importância, pois buscou articular a teoria e prática, através de mediações para aprender o real e propor respostas profissionais para os usuários deste serviço.
Descrição: ROCHA, A. G. da. Relato de experiência no Centro de atenção psicossocial II novos tempos de Campina Grande - PB. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12781
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Admir Gonçalves da Rocha.pdf611.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.