Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12813
Título: Relato de experiência de natação no Programa de Extensão: Política de Esporte e Lazer para Discentes da UEPB
Autor(es): Silva, Josélia Vasconcelos da
Palavras-chave: Natação
Aprendizagem acadêmica
Educação Física
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: A natação é quase tão antiga quanto o homem que aprendeu a nadar por instinto de sobrevivência seja para se alimentar ou fugir. Esta aprendizagem, é adaptativa e necessita de algum tempo para se processar, apesar do homem ter estado por cerca de nove meses no meio líquido, ao nascer passou para o meio aéreo ou terrestre, o que o transformou e para este estar na água do ponto de vista sensorial e psicomotor é amplamente diferente de estar em terra. O Projeto de Extensão, Política de Esporte e Lazer para Discentes da UEPB, coordenado pelo professor José Eugênio Eloi Moura do Departamento de Educação Física (DEF/UEPB), o projeto surgiu no ano 2014, com o objetivo de ofertar diversas modalidades esportivas, visando a inclusão e a participação dos discentes da UEPB; Na esfera individual e das comunidades, por exemplo, o esporte pode promover solidariedade, auto estima, respeito ao próximo, facilidade na comunicação, tolerância, sentido do coletivo, cooperação, disciplina, capacidade de liderança, respeito a regras, noções de trabalho em equipe, vida saudável, etc. Também pode auxiliar no combate a doenças oriundas do sedentarismo e hábitos de vida inadequadas, evasão escolar, uso de drogas, criminalidade, entre outros. Assim, compreendemos que as técnicas e jogos, brincadeiras são facilitadores no processo ensino-aprendizagem da natação, principalmente pelo fato dos alunos se identificarem com esse processo, que por vezes, pode ser comparado às vivências de lazer , mas que nesse momento tem sua intencionalidade pedagógica.
Descrição: SILVA, J. V. da. Relato de experiência de natação no Programa de Extensão: Política de Esporte e Lazer para Discentes da UEPB. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12813
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josélia Vasconcelos da Silva.pdfPDF - Josélia Vasconcelos da Silva4.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.