Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12818
Título: Composição e abundância da comunidade zooplânctonica de um reservatório urbano no agreste paraibano
Autor(es): Silva, Andreza Dellys Pereira da
Palavras-chave: Ecossistema aquático
Zooplâncton
Eutrofização
Reservatório de Bodocongó
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: A comunidade zooplanctônica possui um papel fundamental nos ecossistemas aquáticos, pois contribuem na manutenção das cadeias tróficas, além de serem considerados ótimos bioindicadores de qualidade de água, tendo em vista a grande importância desses organismos o objetivo desse estudo foi determinar a composição e abundância da comunidade zooplânctonica de um reservatório urbano no agreste Paraibano, o reservatório de Bodocongó (7 º 13 '11 "S, 35 º 52' 21" W), localizado na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. Amostras de água para análises de nutrientes e zooplâncton foram coletadas com frequência mensal, no reservatório de Bodocongó durante o período de outubro de 2014 a abril de 2015. Registrou-se 8 táxons do grupo Rotifera, 5 taxons de cladóceros e 3 táxons de copépodes, distribuídos em 9 famílias, incluindo os representantes das famílias Brachionidae (6 táxons), Daphniidae ( 2 táxons) e Cyclopidae (2 táxons). Entre as espécies de rotíferos encontradas, Brachionus falcatus foi mais expressiva, apresentando maior densidade em todos os meses amostrais. A espécie B. bidentada, porém, apresentou menor representatividade, sendo registrado apenas nos meses de janeiro, fevereiro e abril. O grupo cladocera, teve a espécie Ceriodaphinia cornuta como mais representativa do grupo com média de (4250 ind./m³), entretanto a espécie Alona sp foi menos expressiva sendo registrada apenas nos meses de janeiro, março e abril. Para os copépodes, a espécie de calanoida Notodiaptomus iheringi apresentou maior densidade durante os meses amostrais (9345 ind./m³). As espécies identificadas e a abundância são características de ambientes eutróficos.
Descrição: SILVA, A. D. P. da. Composição e abundância da comunidade zooplânctonica de um reservatório urbano no agreste paraibano. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12818
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Dellys Pereira da Silva.pdfPDF - Andreza Dellys Pereira da Silva4.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.