Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12847
Título: Uma solução para visialização de dados de dispositivos médicos de uso pessoal
Autor(es): Sousa, Luana Janaína de
Palavras-chave: Desenvolvimento de sistemas
Registro Eletrônico para Interoperabilidade em Saúde - REIS
Tecnologias em saúde
Dispositivos médicos pessoais
Data do documento: 28-Set-2016
Resumo: Um dos fatores que justificam as pesquisas voltadas para a área das tecnologias em saúde é a necessidade de gerenciar os cuidados com a saúde. Registra-se que nos últimos anos vem crescendo o índice de ocupação dos hospitais, grande parte devido ao aumento da população mais idosa, e pacientes com doenças crônicas e respiratórias. Desse modo, investir em soluções que auxiliem nos cuidados com a saúde pode contribuir para melhorias nos serviços de saúde e consequentemente aumento da qualidade de vida. A proposta deste trabalho é desenvolver uma solução para auxiliar no acompanhamento de informações fisiológicas do paciente com base na leitura das medições de dispositivos médicos de uso pessoal, tais como: o oxímetro de pulso, a balança e o medidor de pressão arterial. Esta pesquisa propõe desenvolver um protótipo inicial que servirá para auxiliar nas pesquisas relacionadas a dispositivos médicos dentro do NUTES (Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde). A solução desenvolvida foi o REIS (Registro Eletrônico para Interoperabilidade em Saúde), um sistema web para armazenamento e acompanhamento de informações de saúde de pacientes. O sistema foi desenvolvido considerando a estrutura do padrão de interoperabilidade em saúde HL7 (Health Level Seven) e a estrutura de arquivos XML, baseados na biblioteca Antidote, para interoperabilidade com o padrão ISO/IEEE 11073 que visa comunicação entre dispositivos médicos. Para avaliar o sistema REIS foi desenvolvido um questionário de avaliação de qualidade com a equipe de desenvolvimento onde o sistema será evoluído e gerenciado em uma comunidade open source. Os resultados da avaliação possibilitaram verificar o nível de aceitação do sistema por parte dos desenvolvedores e identificar melhorias no sistema REIS.
Descrição: SOUSA, L. J. de. Uma solução para a visualização de dados de dispositivos médicos de uso pessoal. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12847
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Janaína de Sousa.pdfPDF - Luana Janaína de Sousa11.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.