Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12872
Título: Utilização dos dispositivos móveis na sala de aula a partir da criação de aplicativos: um estudo de caso com alunos do ensino médio de uma escola pública
Autor(es): Silva, Maria Domária Batista da
Palavras-chave: Dispositivos móveis
Educação
Celular
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: O presente trabalho vem analisar a questão do ensino mediado pelo uso dos dispositivos móveis na educação. Discute-se de que maneira essas tecnologias digitais podem ser utilizadas no ambiente escolar e tem-se como objetivo verificar como um grupo de alunos da rede pública de ensino se comporta na utilização de celulares para uma atividade de pesquisa e autoria em sala de aula, e quais as possíveis contribuições ou dificuldades na utilização destes dispositivos. Por meio de um estudo de caso, um grupo de alunos foi convidado a realizar uma atividade de pesquisa sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2016, e desenvolverem aplicativos sobre esses temas para compartilhar com a comunidade escolar. Por meio da observação e de um questionário aplicado após a atividade junto aos alunos, verificou-se os prós e contras da utilização dos dispositivos móveis por parte dos mesmos. Como resultado identificou-se algumas limitações como, por exemplo, a não disponibilização de internet por parte da escola para utilização dos celulares na sala de aula e constatou-se a contribuição em relação a motivação e o interesse dos alunos em obter novos conhecimentos da utilização dos dispositivos móveis em uma atividade de pesquisa e autoria na sala de aula para auxiliar a aprendizagem dos alunos.
Descrição: SILVA, M. D. B. Utilização dos dispositivos móveis na sala de aula a partir da criação de aplicativos: um estudo de caso com alunos do ensino médio de uma escola pública. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12872
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Domária Batista da Silva.pdf8.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.