Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12882
Título: Gestão no Terceiro Setor: um estudo dos impactos socioeconômicos advindos da Associação da Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-40 de Patos - PB
Autor(es): Ferreira, Celio Angelo
Palavras-chave: Terceiro Setor
Associação dos Pescadores
Impactos Socioeconômicos
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: O presente trabalho apresenta resultado de pesquisa sobre o Terceiro Setor. Este Setor se destaca pela promoção no campo social e assistência no campo econômico, à medida que sua expansão impulsiona a qualidade e o bem-estar social. A problemática do estudo abordou: Quais são os impactos socioeconômicos que a Associação da Colônia dos Pescadores e Aquicultores José Alves de Aquino Z-40 causa na vida de seus associados? Sendo delineado, para obtenção de resposta, o seguinte objetivo: Identificar os impactos socioeconômicos causados pela Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-40 (Patos/PB) na vida de seus associados. A metodologia utilizada classifica-se como descritiva, exploratória e de natureza tanto qualitativa como quantitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se, além da análise bibliográfica, entrevista roteirizada e questionário objetivo. Assim os principais resultados, desse estudo de caso, revelaram por parte da organização pesquisada uma estrutura administrativo organizacional - sem fins lucrativos - eficiente, uma vez que corresponde aos modelos proposto pelo Código Civil Brasileiro e pratica a gestão participativa como fundamento e estratégia para obtenção de recursos. Com relação a percepção dos associados quanto aos impactos socioeconômicos ocorridos em suas vidas através da Colônia Z-40, evidenciou-se que grande parte desses (72,73%) eram indivíduos sociais com baixo nível de escolaridade, sem ocupação profissional e por isso excluídos do mercado de trabalho, sendo que ao ingressaram na atividade pesqueira associativa passaram a ter um emprego que lhes proporcionaram, além de uma profissão, uma renda para sobrevivência familiar e uma recolocação social, reduzindo assim a pobreza entre as famílias impactadas e melhorando a qualidade de vida destas pessoas. Por fim sugere-se que futuras investigações relacionadas a temática sejam desenvolvidas, visando a ampliação da amostra e, consequentemente, a obtenção de maior volume de dados a serem analisados e comparados com esta pesquisa.
Descrição: FERREIRA, C. A. Gestão no Terceiro Setor: um estudo dos impactos socioeconômicos advindos da Associação da Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-40 de Patos - PB. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12882
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Celio Angelo Ferreira.pdf991.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.