Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12889
Título: Empreendedorismo em franquias no Município de Patos - PB: perspectiva do franqueado
Autor(es): Lacerda, Itamara de Oliveira
Palavras-chave: Empreendedorismo
Franchising
Franqueado
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: A evolução do franchising torna-se favorável pela adaptação em seus modelos de negócios para atingir uma maior proporção de novos investidores em diversas regiões. No cenário atual de recessão econômica ainda é perceptível um aumento em faturamento e unidades de franquias por se tratar de empreendimentos já consolidados e de risco mínimo para aqueles que pretendem entrar no mercado. Ainda que existam vantagens consideráveis do sistema, algumas limitações são impostas pelo contrato que diminui em parte a autonomia do franqueado na gestão do negócio. Assim, é importante avaliar fatores de escolha e decisão em relação ao tipo de empreendimento que deseja atuar. O objetivo desse trabalho é avaliar o empreendedorismo em franquias localizadas no município de Patos-PB sob a perspectiva do franqueado. Para realização do estudo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com uso de questionários aplicados a uma amostra de 10 franquias do município de Patos-PB. A partir dos principais resultados obtidos, evidenciou-se que os franqueados optaram pelo sistema de franquias por motivos de visibilidade para o negócio e lucro esperado. É perceptível que o sistema lhes proporciona mais vantagens do que desvantagens, refletindo assim em um grau de satisfação positivo. Porém, observou-se que os franqueados possuíam certa resistência quanto às normas do franqueador, especialmente quanto à limitação de sua autonomia que consiste em uma característica essencial atribuída ao negocio próprio.
Descrição: LACERDA, I. O. Empreendedorismo em franquias no Município de Patos - PB: perspectiva do franqueado. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12889
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Itamara de Oliveira Lacerda.pdf886.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.