Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12908
Título: A midiatização religiosa em redes sociais: análise da página doce mãe de deus
Autor(es): Mercês, Jeani Silva das
Palavras-chave: Catolicismo
Redes sociais
Midiatização religiosa
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: O ciberespaço é um ambiente virtual derivado do avanço das tecnologias de comunicação e informação que traz consigo uma série de fenômenos socioculturais, incluindo a midiatização do campo religioso. Nessa perspectiva, os indivíduos buscam novas formas de experimentação e vivência da fé de acordo com as novas possibilidades da cibercultura, que difunde informações e preceitos relacionados a esse segmento. Focalizando esse contexto, esta monografia observa a construção e a difusão de sociabilidades, adotando como alvo de análise as publicações de fan pages religiosas no Facebook, especialmente a Página Comunidade Doce Mãe de Deus, dedicada ao catolicismo. Através de uma Análise de Conteúdo observamos as postagens, utilizando os pressupostos teóricos de Lévy (1999; 2007), Recuero (2009;2011), Castells (1999;2003), Sbardelotto (2011), Gomes (2010), entre outros. Os resultados do estudo apontam que a disseminação das mensagens católicas se apropria das redes sociais como veículos de visibilidade dos informes e das questões religiosas, e que essas ferramentas também sugerem novas formas de sociabilidade entre os adeptos, que entendem esses espaços como encontros coletivos e manifestações de símbolos religiosos, que ultrapassam os templos de orações convencionais, constituindo as bases de uma religião on line.
Descrição: MERCÊS, J. S. das. A midiatização religiosa em redes sociais: análise da página doce mãe de deus. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12908
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeani Silva das Mercês.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.