Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12926
Título: Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades de regência de aulas no estágio supervisionado de Língua Portuguesa
Autor(es): Quirino, Jacyeli Macena
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Língua Portuguesa
Literatura
Ensino médio
Data do documento: 2016
Resumo: No panorama educacional brasileiro, diante das dificuldades enfrentadas pelo magistério nacional no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, em todas as disciplinas, há uma busca por novas perspectivas de ensino, mais dinâmicas e produtivas. Nesse contexto insere-se no ensino de língua portuguesa (literatura), que também busca estratégias para renovar suas metodologias. Então, objetivou-se com este artigo, trazer algumas reflexões sobre as possibilidades interdisciplinares e apresentar algumas possibilidades de ensino de Literatura que contemple atividades de descoberta e exploração de conhecimentos. Acredita-se que a interdisciplinaridade a inter-relação entre disciplinas (FAZENDA, 2000) desperte o desejo pelo conhecimento e a descoberta do novo, pois o leitor tem a possibilidade de transformar o abstrato em concreto, construindo diferentes espaços de interpretação, articulando a história ficcional aos outros conhecimentos disciplinares, ampliando assim, as possibilidades de aprendizagem. Nesse sentido, buscamos o suporte teórico nos PCN’s e nos estudos de alguns pesquisadores, como: Kleiman (1999), Andrade (2005), Luck (1994), Fazenda (1993), entre outros. A pesquisa se enquadrou na abordagem qualitativa, de cunho descritivo/interpretativista. Os resultados apontam na direção de caminhos para minimizar o isolamento entre as disciplinas e ampliar as possibilidades de leitura dos alunos levando-os a ler, fazendo as relações com outros saberes.
Descrição: QUIRINO, J. M. Literatura e interdisciplinaridade: possibilidades de regência de aulas no estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12926
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacyeli Macena Quirino.pdfJacyeli Macena Quirino636.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.