Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12930
Título: Capoeira: da condição de crime a patrimônio cultural
Autor(es): Santos, Maria Ferreira dos
Palavras-chave: Capoeira
Patrimônio Imaterial
Cultura Afro-brasileira
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo tem como proposta discutimos a trajetória de como a capoeira, se tornou reconhecida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Assim, no discorrer deste trabalho buscaremos relatar essa trajetória histórica, abordando desde momento em que os ―Negros‖ oriundos do continente Africano adentra ao Brasil, para serem escravizados, no qual trouxeram consigo saberes, que ganharam ressignificação, a exemplo a ―Capoeira‖, a qual discutimos neste trabalho, fazendo uma explanação historiográfica das etapas, quando a mesma passou a ser perseguida pela lei que a tornava crime, quando a tornou a sua pratica legalizada e por fim sendo reconhecida como patrimônio. De modo que, para realização do referido trabalho algumas leituras foram relevantes a exemplo de: AZEVEDO (1987), CAPOEIRA (1985), MATTOS (2016), REGO (1968) dentre outros.
Descrição: SANTOS, M. L. F. dos. Capoeira: da condição de crime a patrimônio cultural. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12930
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Liliane Ferreira Dos Santos.pdfMaria Liliane Ferreira Dos Santos322.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.