Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12931
Título: A influência da linguagem digital no desenvolvimento da escrita
Autor(es): Pontes, Michael Johnes Silva
Palavras-chave: Linguagem digital
Tecnologia da Informação e Comunicação
Variação linguística
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa, a qual investigou a influência direta da linguagem digital e das TICs na vida acadêmica dos alunos da Escola Ulisses Maurício de Pontes, na cidade de Sertãozinho – PB. O trabalho foi elaborado com o intuito de entender as ocorrências encontradas em atividades realizadas pelos alunos e como os professores procedem quando isto ocorre. Para tal foi elaborado um questionário onde os mesmos responderam questões voltadas ao tema. Posteriormente, através de uma análise de dados coletados na sala de aula, pôde-se constatar o uso excessivo de elementos que configuram a influência direta desta linguagem dentro do ambiente escolar, em atividades acadêmicas. Concluímos que o uso de tais variações são inevitáveis, porém a escola não deve tratá-las como um crime e sim mostrar ao aluno que existem outras formas de comunicar-se e que há determinados locais para o uso tanto da norma culta da língua, quanto para as inúmeras variações existentes. Amparados pelos estudos de Mestrinelli (2005), Marcuschi (2004), Betts (1998), Soares (2002), Lévy (1999) e outros pesquisadores e entusiastas, que foram de fundamental importância para o desenvolvimento deste, seguimos nosso trabalho bem fundamentado.
Descrição: PONTES, M. J. S. A influência da linguagem digital no desenvolvimento da escrita. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12931
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michael Johnes Silva Pontes.pdfMichael Johnes Silva Pontes957.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.