Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12951
Título: Análise da percepção dos beneficiários quanto à efetividade do FIES no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Oliveira, Lidinere Lima de
Palavras-chave: Políticas públicas
Acesso a educação superior
Efetividade
FIES
Data do documento: 7-Dez-2015
Resumo: O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a educação superior. Criado em 1999 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e ampliado no governo seguinte, Luiz Inácio da Silva (Lula), o programa tem por finalidade democratizar o acesso ao ensino superior. Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos beneficiários quanto à efetividade do FIES. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter descritivo. Os dados primários foram coletados através da aplicação de um questionário estruturado, adaptado do modelo proposto por Farias (2010), junto a uma amostra por acessibilidade de alunos de Faculdades particulares localizadas no município de Campina Grande, estado da Paraíba.Já os dados secundários foram acessados através dosite do MEC (Ministério da Educação) e do Portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).Os resultados indicam que o FIES contribui para o maior acesso ao ensino de graduação, viabiliza a permanência dos alunos nos cursos, e potencializa a inserção destes no mercado de trabalho. Assim, pode-se concluir que o FIES é percebido como efetivo por impactar positivamente a vida de seus beneficiários.
Descrição: OLIVEIRA, L. L. de. Análise da percepção dos beneficiários quanto à efetividade do FIES no município de Campina Grande - PB. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12951
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidinere Lima de Oliveira.pdf747.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.