Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13100
Título: Processo de trabalho em saúde na gerência do serviço de atendimento móvel de urgência regional João Pessoa
Autor(es): Almeida, Rosilene Alves de
Palavras-chave: Gestão em saúde
Serviços de saúde
Socorro de urgência
Data do documento: 27-Jan-2016
Resumo: Introdução: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um componente assistencial pré-hospitalar móvel da Rede de Atenção às Urgências, que objetiva chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo a sua saúde que possa levar a sofrimento, a sequela ou morte. Para atender às diversas demandas por assistência em saúde, o SAMU 192 funciona com uma gama de recursos e necessita de um esforço institucional coletivo, e um trabalho ordenado e sistematizado. Assim sendo, há a necessidade de compreender como se dá o processo de trabalho na gerência do SAMU de João Pessoa, considerando a articulação de seus componentes. Objetivo: descrever o processo de trabalho em na gerência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional João Pessoa. Metodologia: pesquisa descritivo-exploratória quantiqualitativa, realizada no SAMU 192 Regional de João Pessoa. A coleta de dados foi feita através da observação em lócus e da aplicação de um questionário semiestruturado aos gerentes do serviço, posteriormente foram analisados e discutidos à luz da literatura pertinente à temática. A pesquisa obedeceu aos preceitos éticos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, sob o Protocolo nº 0652/13 e CAAE 20490613.6.000.5188, sendo um recorte de um projeto maior intitulado “Avaliação do Desempenho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na 1ª Macrorregião de Saúde da Paraíba”, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba. Resultados: o processo de trabalho no SAMU 192 Regional João Pessoa é gerenciado por uma equipe de coordenadores e supervisores que, em maior ou menor grau, contribuem direta e indiretamente para o andamento das atividades. As decisões e ações não são centralizadas. Como resultado os componentes do processo de trabalho se interrelacionam para atingir um objetivo comum. O serviço apresentou potencialidades (número suficiente de unidades de suporte básico e avançado de vida, a existência das bases descentralizadas, boa estrutura física e funcional da central de regulação, equipamentos de alto custo e capacidade tecnológica, proposta de implantação do Núcleo de Educação em Urgências, gerência descentralizada) e fragilidades (déficit de profissionais e veículo, bases descentralizadas com estruturas adaptadas, serviço não qualificado) no gerenciamento do processo de trabalho. Conclusões: os gerentes do SAMU 192 Regional João Pessoa trabalham no sentido de prover agentes (profissionais) e meios (recursos materiais e imateriais) para que, utilizando-se destes, consigam alterar o objeto (agravo), gerar um produto (efeitos) e alcançar a sua finalidade (saúde, vida, qualidade de vida). Nesse sentido, na gerência dos serviços de saúde reconhece-se a importância de gerentes capacitados para planejar, controlar e avaliar seus processos de trabalho.
Descrição: ALMEIDA, Rosilene Alves de. Processo de trabalho em saúde na gerência do serviço de atendimento móvel de urgência regional João Pessoa. 2015. 82f. Monografia (Especialização em Gestão Pública em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8388
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13100
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosilene Alves de Almeida.pdf16.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.