Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1311
Título: Utilização de programas antiacidentes na empresa de Laticínios Ísis
Autor(es): Medeiros, Pitágoras Marques de
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Segurança e saúde no trabalho
Programas antiacidentes
Data do documento: 26-Jul-2013
Resumo: Tendo em vista que a atual organização do trabalho impõe ao indivíduo condições de realização das suas tarefas cotidianas de forma, muitas vezes, inadequada e que o trabalho vem se tornando cada vez mais central na vida das pessoas. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o funcionamento de programas antiacidentes na empresa Ísis, empresa de laticínios. Para isso, este estudo utilizou-se de pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo como ferramenta básica um instrumento de pesquisa, pelo qual se baseou através de um estudo bibliográfico feito a partir de autores que tem suas obras relacionadas à administração de recursos humanos. A lista foi submetida ao gerente de RH da empresa Ísis, para que o mesmo pudesse responder as questões relacionadas à política de saúde e segurança utilizadas pela empresa. Os resultados apontaram que a organização se enquadra na opção em que não possui o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), pois é um Engenheiro de Segurança que fica responsável por toda a parte envolvendo a elaboração de programas que tragam a prevenção dos riscos no ambiente de trabalho. A SESMT possui o objetivo de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Utiliza os programas PPRA e CIPA, como complementação das suas políticas contra acidentes. Revela que é feita anualmente uma eleição, de acordo com as normas do Ministério do Trabalho, para que sejam definidos entre os funcionários quais ficarão responsáveis pela representação na CIPA, a partir disto, com os membros da CIPA, é realizado um curso preparatório à função de cipeiro, enquanto os demais funcionários participam de palestras educativas sobre a prevenção aos riscos.
Descrição: MEDEIROS, P. M. de. Utilização de programas antiacidentes na empresa de Laticínios Ísis. 2011. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1311
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pitágoras Marques de Medeiros.pdfPitágoras Marques de Medeiros136.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.