Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13124
Título: Programa Saúde na Escola no contexto da política pública
Autor(es): Nascimento Neto, Severino Santino do
Palavras-chave: Políticas públicas
Programa Saúde na Escola
Gestão
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: Este estudo atém-se às discussões no entorno do Programa de Saúde na Escola (PSE), que estabelece uma articulação política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, tendo como eixo estruturante de suas ações a integração dos setores saúde e educação, a partir das equipes de saúde da família e da educação. Tendo como objetivo geral apresentar o Programa Saúde na Escola no contexto das políticas públicas. E como objetivo específico identificar aspectos de cunho organizacional, estrutural e operacional do Programa Saúde na Escola. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, utilizando de fontes publicadas entre os anos de 1995 e 2013. Produzida, a partir dos registros, análise e organização dos dados bibliográficos, documentos do Ministério da Saúde e materiais na internet. Os documentos utilizados foram portarias ministeriais, portarias interministeriais e Manuais instrutivos. A partir das categorias: Políticas Públicas, Ciclo das Políticas Públicas, Programa Saúde na Escola, Gestão do Programa Saúde na Escola e Componentes e Ações do Programa Saúde na Escola verificou-se como é de fundamental importância para as escolas à inserção de uma política pública, pois a partir disto é possível que a qualidade da educação e da saúde seja elevada tanto para educandos como para a equipe de Profissionais. Com base nos textos apresentados observa-se que este trabalho traz subsídios para que todos profissionais, professores, monitores, alunos e gestores envolvidos no Programa Saúde na Escola, se aprofundem nos aspectos organizacionais, estruturais e operacionais, com vista à melhoria dos serviços educacionais e de saúde e, consequentemente, do desempenho escolar dos alunos, contribuindo, assim, para construir uma gestão de qualidade dentro das políticas públicas.
Descrição: NASCIMENTO NETO, Severino Santino do. Programa Saúde na Escola no contexto da política pública. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9863
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13124
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SEVERINO SANTINO DO NASCIMENTO NETO.pdf492.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.