Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13134
Título: Importância estratégica da informação e comunicação em saúde à doação de sangue e medula óssea
Autor(es): Silva, José Adriano Freires da
Palavras-chave: Informação
Comunicação em Saúde
Hemonúcleo
Sangue e medula
Data do documento: 8-Nov-2013
Resumo: Este trabalho aborda a temática da Importância Estratégica da Informação e Comunicação em Saúde para a doação de sangue e medula óssea no Território da Cidadania do Curimataú Paraibano. Resulta do Curso de Especialização em Gestão em Saúde e de uma análise a partir do modelo da Política de Sangue e Médula Óssea tendo por base o Hemonúcleo Regional de Picuí – PB. O Objetivo geral do trabalho é conhecer o processo de gestão dos Hemonúcleos tendo por base a importância da Comunicação e Informação em Saúde, a partir das observações realizadas junto ao Hemonúcleo Regional de Picuí –PB. Por objetivos específicos: Contribuir com o desenvolvimento de um processo de Democratização da Informação e Comunicação em Saúde para o Hemonúcleo Regional de Picuí / PB, para uma cultura de doação voluntária de sangue e medula óssea; Conhecer o processo de comunicação em saúde dentro do território de abrangência do Hemonúcleo de Picuí; Subsidiar a busca de alternativas para um melhor aproveitamento das informações e discutir acerca da importância da utilização de ferramentas que subsidiem no processo de tomada de decisões. Nos resultados e discussão ressaltou-se que um dos maiores desafios que as grandes empresas enfrentam atualmente é o controle e o uso eficaz das informações armazenadas. Assim, é importante a organização de uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisões na esfera do Hemonúcleo. Nas considerações finais foi apontado que a informatização dos registros dos doadores de sangue extensiva aos Hemonúcleos Regionais poderia de maneira mais ágil e eficiente identificar o segmento da população dentro do território que contribui para o processo de doação de sangue e medula óssea, possibilitando uma melhor organização dos trabalhos.
Descrição: SILVA, José Adriano Freires da. A importância estratégica da informação e comunicação em saúde à doação de sangue e medula óssea. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2272
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13134
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Adriano Freires da Silva.pdfJosé Adriano Freires da Silva801.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.