Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13135
Título: Satisfação dos usuários sobre o atendimento odontológica no serviço público
Autor(es): Catão, Maria Helena Chaves de Vasconcelos
Palavras-chave: Saúde pública
Avaliação de serviços de saúde
Satisfação do paciente
Qualidade da assistência à saúde
Data do documento: 8-Nov-2013
Resumo: No domínio da saúde, satisfação compreende as reações do usuário em relação aos aspectos da atenção recebida, portanto a satisfação do usuário de serviço de saúde é tarefa relevante na gestão. A qualidade nos serviços de saúde é um desafio aos seus gestores, técnicos e aos profissionais engajados no serviço para proporcionar aos usuários produtos apto a satisfazer suas necessidades. O estudo objetivou buscar uma revisão de literatura a cerca da satisfação dos usuários de serviços odontológicos públicos e privados e de instituições de ensino de diversas regiões do país. A metodologia foi pautada na busca da literatura científica e trouxe à luz do conhecimento as evidências presentes nos últimos anos identificados por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),das seguintes bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (ScientificElectronic Library Online) e MEDLINE (Literatura Internacionalem Ciências da Saúde). Os descritores utilizados foram: “avaliação de serviços de saúde”, “satisfação do paciente” e “qualidade da assistência à saúde”. A partir de um levantamento de base de dados, verificou-se que o número de pesquisa que abordam o tema ainda é muito escasso. Verificou-se que confiança, atualização, competência, humanidade, presteza, pontualidade, cordialidade, preparo técnico científico e organização do ambiente de trabalho são referências para a satisfação do usuário. Concluiu-se que a avaliação dos serviços de saúde, na perspectiva da satisfação dos usuários, proporciona dignidade aos sujeitos do processo e informações essenciais para a gestão.
Descrição: CATÃO,Maria Helena Chaves de Vasconcelos. Satisfação dos usuários sobre o atendimento odontológica no serviço público. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2273
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13135
Aparece nas coleções:EAD I - GS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena Chaves de Vasconcelos.pdfMaria Helena Chaves de Vasconcelos Catão590.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.