Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13169
Título: Publicidade e redes sociais na administração pública: impactos sobre a transparência em municípios da Paraíba
Autor(es): Almeida, Rodrigo Roberto de
Palavras-chave: Administração pública
Redes sociais online
Transparência na Administração Pública
Data do documento: 16-Abr-2014
Resumo: Tal trabalho se dispõe a pesquisar sobre a utilização de meios eletrônicos como elementos de transparência e publicidade administrativa em municípios paraibanos, especialmente com a adoção de estratégias de integração do ente público em redes sociais on line. Para isso focam-se em dois aspectos primordiais: a plenitude do acesso a informação pública e a disponibilidade das administrações em manter proximidade com a população governada. Busca-se assim fornecer uma contribuição a um tema pouco pesquisado, mas de extrema relevância na questão da legitimidade dos governos e em seu relacionamento com a sociedade. A presente pesquisa terá por objetivo analisar o uso de redes sociais como instrumento da publicidade e transparência pública em municípios paraibanos. Como objetivos específicos buscam-se (1) Examinar a importância e alcance do principio da publicidade na administração pública brasileira; (2) Analisar o uso de elementos de governo eletrônico em municípios paraibanos especialmente a publicidade em mídias sociais; (3) analisar o impacto do uso de redes sociais sobre a publicidade e transparência pública; Neste sentido, para embasar a pesquisa fez-se uso de um estudo bibliográfico e documental exploratório e qualitativo, mediante a consulta de referências bibliográficas e especialmente eletrônicas. Também foi feito estudo de caso, baseado em observação da presença eletrônica dos municípios focados e analise do conteúdo disponibilizado. Do que foi estudado e analisado se pode concluir que a presença de redes sociais se resume aos municípios de maior porte, sendo seu uso limitado para a reprodução das noticias dos sites principais e para a propaganda governamental, sendo diminuída a interação e a preocupação dos gestores com estas. Concluiu-se então que as redes sociais e outros usos de governo eletrônico podem ser uteis no sentido de ampliar as possibilidades de acesso cidadão e por consequência maior transparência e accountabilty governamental, mas não são em si decisivas para permitir essa viabilidade, sendo apenas ferramentas disponíveis que dependem da forma de uso por parte dos gestores.
Descrição: ALMEIDA, Rodrigo Roberto de. Publicidade e redes sociais na administração pública: impactos sobre a transparência em municípios da Paraíba. 2012. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Publica Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3457
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13169
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Roberto de Almeida.pdfRodrigo Roberto de Almeida1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.