Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13171
Título: O processo de implantação do núcleo de apoio a saúde da família de Campina Grande
Autor(es): Araújo, Hosana de Fátima
Palavras-chave: Políticas na Saúde
Saúde na Família
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: Neste estudo, é apresentado o processo de implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município de Campina Grande – PB. O objetivo foi de documentar o processo de implantação desse serviço e de identificar sua articulação dentro da Atenção Básica e da Rede Municipal de Saúde. A realização deste estudo foi motivada pela experiência como profissional de Serviço Social do NASF, desenvolvida no Distrito Sanitário II, que abrange a zona rural de São José da Mata, e mais duas equipes na zona urbana de Campina Grande. Nossa pretensão foi de discutir a implantação do NASF no município citado, considerando os aspectos positivos para a contribuição de novos conhecimentos, assim como sua implantação como estratégia estruturadora da atenção básica. Este estudo demonstra as metas e as ações que constam no projeto estruturante do NASF, apresentado pela Secretaria de Saúde do Município de Campina Grande. Utilizamos como metodologia a pesquisa documental, com o objetivo de coletar dados relevantes através de documentos institucionais de uso interno que estão em arquivos ou que foram utilizados, relatórios de atendimentos ou avaliativos produzidos pelos profissionais, que apontassem os indicadores de contribuição e apoio do NASF. Também fizemos um levantamento bibliográfico sobre as Políticas de Saúde desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e do Município. O tempo de implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família é considerado recente, e a adaptação dos profissionais e da comunidade e da gestão ainda está em fase de adequação a essa nova forma de trabalho e de gestão compartilhada. Embora os resultados não demonstrem percentuais significativos diante das diretrizes estabelecidas da população cadastrada, eles sinalizam que é preciso fazer algum ajuste nesse processo de trabalho. A partir daí, poderão ser elaborados projetos que objetivem trabalhar determinadas temáticas que atendam aos usuários. As observações realizadas no decorrer deste trabalho nos permitem considerar a implantação do NASF como uma ação relevante na promoção da saúde do nosso município, na perspectiva de uma ação coletiva entre as equipes da SF e o NASF.
Descrição: ARAÚJO, Hosana de Fátima. O processo de implantação do núcleo de apoio a saúde da família de Campina Grande. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação:Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4453
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13171
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hosana de Fátima Araújo.pdfHosana de Fátima Araújo656.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.