Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13200
Título: Uma análise do programa bolsa família no município de Coremas/PB
Autor(es): Miranda, Josélia Almeida Ferreira de
Palavras-chave: Bolsa família
Educação
Pobreza
Transferência de renda
Data do documento: 11-Fev-2014
Resumo: Este estudo versa sobre o PBF, no que tange a condição da educação e da transferência de renda é realizado na Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Coremas-PB. O Interesse pelo tema surgiu a partir de uma inquietação perante a realidade das famílias beneficiárias e o descumprimento das condicionalidades do Bolsa Família. O nosso objetivo central foi analisar se o Programa Bolsa Família implementado pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Coremas-PB vem proporcionando uma modificação na vida da população atendida, e, se as famílias atendidas conseguem cumprir as condicionalidades do programa. Além de verificar se há uma fiscalização quanto ao cumprimento das condicionalidades e ainda como a transferência direta de renda tem suprido as necessidades da população beneficiária. O trabalho ora apresentado toma como referencial metodológico uma abordagem do método dialético. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com enfoque qualitativo, onde o pesquisador seguiu um roteiro de questões pré-estabelecidas com objetivo de oferecer ao informante a liberdade e espontaneidade de apresentar dados significativos para pesquisa. Podemos perceber como o PBF é importante na vida destas famílias, mas ao mesmo tempo vemos que não é suficiente para suprir suas necessidades. Diante da realidade local podemos perceber que as políticas públicas e os programas sociais não divergem da realidade brasileira, quer pela descontinuidade dos mesmos e quer pela questão política predomina sobre os direitos sociais.
Descrição: MIRANDA, Josélia Almeida Ferreira de. Uma análise do programa bolsa família no município de Coremas/PB. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2906
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13200
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josélia Almeida Ferreira de Miranda.pdfJosélia Almeida Ferreira de Miranda598.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.