Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13206
Título: Programas de transferência de renda: análise do Bolsa Família no Estado do Rio Grande do Norte, 2004-2014
Autor(es): Lima, Elaine Carvalho de
Palavras-chave: Transferência de renda condicionada
Programa Bolsa Família
Rio Grande do Norte
Região Nordeste
Data do documento: 21-Dez-2015
Resumo: A expansão das políticas de Transferência de Renda Condicionada no Brasil tem desencadeado uma série de debates sobre a importância dessas políticas para melhorias socioeconômicas no país. Nesse contexto, destaca-se a região Nordeste, pois esta passou a receber maiores aportes de recursos e obteve melhores resultados no dinamismo econômico nos últimos anos. Desse modo, o presente trabalho objetiva fazer uma análise das transferências de renda no estado do Rio Grande do Norte, investigando a diminuição relativa dos pobres e sua relação com o aumento dos repasses do programa Bolsa Família, no período de 2004 a 2014. Em termos metodológicos, foi feita uma revisão da literatura, buscando uma melhor análise do conhecimento da área. Além disso, foi realizada uma análise de dados secundários extraídos das instituições governamentais. Pode-se constatar que a ampliação das políticas de transferência de renda contribuiu para melhorias socioeconômicas no estado analisado, no entanto, é importante salientar que a existência de outros fatores externos também pode explicar e fortalecer as melhorias verificadas, tais como, o contexto econômico vigente, políticas de salário mínimo, entre outros.
Descrição: LIMA, Elaine Carvalho de. Programas de transferência de renda: análise do Bolsa Família no estado do Rio Grande do Norte, 2004-2014. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12039
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13206
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ELAINE CARVALHO DE LIMA.pdf989.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.