Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13212
Título: Características empreendedoras: um estudo na Secretaria de Educação do Município de Serra Branca
Autor(es): Rafael, Iara Trajano de Lima
Palavras-chave: Empreendorismo
Empreendedor
Funcionário público
Data do documento: 21-Mar-2015
Resumo: Diante do contexto de mudanças e do mundo atualmente, surgem diversas formas de trabalho como terceirização, trabalho temporário e o empreendedorismo. Assim, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2013), um consórcio de pesquisa, sem fins lucrativos e que tem como objetivo de suas pesquisas o movimento empreendedor em todo o mundo, afirma que “Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico de um País”. Dentre os possíveis empreendedores, podemos destacar funcionários do setor público. Conforme Roberts e King (1991), o empreendedorismo público (EP) é um processo de introdução de inovação nas organizacoes do setor, pois o EP é a geração de ideia inovadora, a concepção e a implementação dessa ideia na área pública. Diante disso, surge o seguinte problema: Como se caracteriza o perfil empreendedor dos funcionários públicos de um município? Buscando responder a essa problemática, foi definido o objetivo deste estudo: Identificar as características empreendedoras dos funcionários da secretaria de educação do município de Serra Branca – PB. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de campo e estudo de caso, tendo como base o modelo de Dornelas (2008).Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos pesquisados, e, depois, foi realizado um tratamento de dados quantitativo. Os resultados indicam que os respondentes apresentam características empreendedoras, dentre elas: de otimismo, criatividade, proatividade, gostam do que fazem, entre outras.
Descrição: RAFAEL, Iara Trajano de Lima. Características empreendedoras: um estudo na Secretaria de Educação do Município de Serra Branca. 2015. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12575
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13212
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - IARA TRAJANO DE LIMA RAFAEL.pdf590.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.