Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13213
Título: A política nacional de assistência social: perspectivas e limites para a autonomia dos beneficiários do programa bolsa família de Lagoa - PB
Autor(es): Sousa, Rosangela Alves de
Palavras-chave: Política social
Assistência
Direitos
Renda
Autonomia
Bolsa família
Data do documento: 11-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho resulta de uma investigação de cunho social relevante. Trata de uma análise sobre a Política Nacional de Assistência Social, suas perspectivas e limites para promover a autonomia dos beneficiários do Programa Bolsa Família de Lagoa – PB. Propôs investigar a contribuição do Programa Bolsa Família no atendimento às necessidades humano básicas, e como precursor da autonomia dos beneficiários. Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica de cunho crítico e analítico da realidade vivenciada abrangendo distintas interpretações para a compreensão da trajetória histórica da política social brasileira. Objetivando conhecer e analisar a implantação e expansão do Programa Bolsa Familia - PBF no municipio e apresentando algumas considerações sobre os efeitos desse Programa de transferência de renda na redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil. Os resultados obtidos confirmam a ideia central que norteou a investigação de que o PBF, apesar da sua massificação, continua se caracterizando como focalizado e compensatório e de forma exporádica com a pretensão de substituir as políticas de proteção social universal, constituídas como direito de cidadania.
Descrição: SOUSA, Rosangela Alves de. A política nacional de assistência social: perspectivas e limites para a autonomia dos beneficiários do programa bolsa família de Lagoa - PB. 2012. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2908
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13213
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosangela Alves de Sousa.pdfRosangela Alves de Sousa1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.