Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13214
Título: A dívida pública do município de João Pessoa: análise de alguns indicadores de referência econômico – financeira - 2001/2005
Autor(es): Costa, Vamberto Teixeira Xavier da
Palavras-chave: Finanças públicas
Dívida pública
Indicadores econômico-financeiros
Data do documento: 11-Fev-2014
Resumo: Esta monografia corresponde a uma análise comparativa dos indicadores econômicos-financeiros do município de João Pessoa de 2001 a 2005. Seu objetivo foi construir estes indicadores a partir das variáveis macroeconômicas municipais como PIB, dívida consolidada líquida, receita líquida e resultado primário. Para se mensurar o endividamento público utilizaram-se as relações Dívida/PIB e Dívida Consolidada Líquida/Receita Líquida. Além destas relações, para se verificar se as metas do Fundo Monetário Internacional e da Lei de Responsabilidade Fiscal estavam sendo cumpridas também foi usada a relação do Gasto Total com Pessoal como percentual da Receita Líquida. A Carga da Dívida foi construída a partir da relação Serviço da Dívida/Receita Líquida, e o Serviço da Dívida é compreendido pelo somatório dos pagamentos de Amortização e Juros. Empregou-se a coleta de dados secundários a partir de dados disponíveis em órgãos fiscalizadores da gestão pública. O período analisado é composto pelos anos que sucedem a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde se verificou que, apesar de sua austeridade e da obtenção de resultados primários superavitários, ocorreu um aumento do endividamento do município.
Descrição: COSTA, Vamberto Teixeira Xavier da. A dívida pública do município de João Pessoa: análise de alguns indicadores de referência econômico – financeira - 2001/2005. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2909
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13214
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias
01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vamberto Teixeira Xavier da Costa.pdfVamberto Teixeira Xavier da Costa1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.